SINOPSE

O papel do formador é desempenhar e regular processos de aprendizagem que permitam aos indivíduos em formação a aquisição de competências profissionais que os conduzam ao sucesso no mercado de trabalho. Com este curso ficará apto(a) a realizar essa missão e tornar-se num(a) formador(a) de excelência.

 

PRINCIPAIS OBJECTIVOS

No final deste curso, pretende-se que saiba:

  • caracterizar os sistemas de qualificação com base nas finalidades, no público-alvo, nas tecnologias utilizadas e no topo da modalidade de formação pretendida;
  • enunciar as competências e capacidades necessárias à actividade do formador;
  • identificar os principais factores e as condições facilitadoras de aprendizagem;
  • compreender a dinâmica formador-formandos-objecto de aprendizagem, numa perspectiva de facilitação dos processos de formação;
  • compreender os fenómenos psico-sociais, nomeadamente o da liderança, decorrentes nos grupos em contexto de formação;
  • compreender a dinâmica da individualidade de aprendizagem no seio de um grupo de trabalho;
  • escolher e aplicar as técnicas e os métodos pedagógicos mais adequados aos objectivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
  • identificar vantagens e desvantagens da aplicação das diferentes técnicas pedagógicas em contextos diferenciados;
  • distinguir finalidades, metas, competências, objectivos gerais e objectivos específicos;
  • redigir objectivos pedagógicos em termos operacionais;
  • hierarquizar objectivos segundo os domínios do saber;
  • planificar momentos de ensino-aprendizagem;
  • identificar os princípios orientadores para a concepção e elaboração de planos de unidades de formação;
  • preencher fichas de planificação da formação (plano de acção de formação/ módulo/sessão).
  • seleccionar, conceber e adequar os meios pedagógico-didácticos, em suporte multimédia, em função da estratégia pedagógica adoptada;
  • conceber, adequar e utilizar a apresentações multimédia;
  • compreender a dinâmica e importância do PowerPoint como modelo de apresentação;
  • criar apresentações em PowerPoint tendo em conta as respectivas regras de elaboração.

DURAÇÃO

30h (a gerir de acordo com as competências do formando e a sua autonomia pessoal na condução do processo de aprendizagem).

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Formadores com experiência e que desejem actualizar os seus conhecimentos ou reconhecer as suas competências, bem como aqueles que pretendam iniciar actividade nesta área pela primeira vez.

 

MÓDULO 1 - O formador: sistemas, contextos e perfil

SlidesTexto

MÓDULO 2 - Comunicação e dinamização de grupos em formação

SlidesTexto

MÓDULO 3 - Metodologias e estratégias pedagógicas

SlidesTexto

MÓDULO 4 - Operacionalização da formação

SlidesTexto

MÓDULO 5 - Recursos didácticos

SlidesTexto

Módulo 6 - Avaliação Final

Texto