SINOPSE

Vocacionado para os profissionais que têm como missão zelar ou promover esta área no seio das empresas ou organizações, este curso pretende motivar para a importância da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, ensinar a identificar os principais riscos associados aos ambientes laborais e a promover a prevenção desses riscos.
Ao realizar este curso ficará a conhecer os princípios teóricos da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e a saber executar as acções práticas mais relevantes nesta área. Ficará igualmente apto(a) a exercer esta actividade tão importante e vital nas empresas e organizações.

PRINCIPAIS OBJECTIVOS

  • Motivar para a importância da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho como factor de promoção da qualidade de vida e de trabalho.
  • Entender a relação entre trabalho e saúde à luz dos conceitos de acidente de trabalho e doença profissional.
  • Promover as competências de identificação dos principais riscos associados aos ambientes de trabalho.
  • Fomentar comportamentos seguros no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
  • Promover a aplicação dos princípios da prevenção de riscos profissionais, nomeadamente a protecção colectiva e a protecção individual.
  • Promover uma cultura de prevenção e segurança, ao nível da implementação de planos de emergência na empresa.

DURAÇÃO

30h (a gerir de acordo com as competências do formando e a sua autonomia pessoal na condução do processo de aprendizagem)

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Gestores e empresários que, nos seus negócios, têm responsabilidades e obrigações legais nesta área e pretendem evitar acidentes de trabalho; os profissionais que exercem esta função nas empresas ou organizações e que pretendem actualizar e melhorar as suas competências; aqueles que, já inseridos no mercado laboral, pretendem transitar e vir a exercer estas funções; todos aqueles que pretendem saber mais e vir a exercer actividade nesta área.