SINOPSE

Recrutamento e Selecção (R&S) são processos de vital importância para qualquer organização. São responsáveis por captar e seleccionar os candidatos que irão actuar nas diversas actividades de uma instituição/organização.

O êxito da empresa tem de ser sentido como um êxito individual partilhado por cada um dos seus membros. E para que isso aconteça, a gestão de Recursos Humanos desempenha um papel fulcral, contribuindo para proporcionar um ambiente favorável à realização pessoal e profissional.

Os gestores que actualmente têm a seu cargo a difícil função de recrutar e seleccionar sabem que uma selecção deficiente que não vá proporcionar à organização os resultados pretendidos implicará gastos desnecessários de dinheiro e desgaste psicológico das próprias pessoas envolvidas em todo o processo.

 

PRINCIPAIS OBJECTIVOS

  • Ensinar os formandos a aplicar as metodologias e técnicas mais eficazes de selecção de recursos humanos.

DURAÇÃO

30h (a gerir de acordo com as competências do formando e a sua autonomia pessoal na condução do processo de aprendizagem)

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Directores e administrativos da área dos Recursos Humanos, cargos de chefia, empresários, formadores…

1. Caracterização do recrutamento e selecção

Texto

Planeamento de recursos humanos. A oferta de recursos humanos. Recrutamento e selecção. Descrição e análise de funções

2. Processo de recrutamento

Texto

Tipos de recrutamento. Fontes de recrutamento.

3. Processo de selecção

Texto

Técnicas e instrumentos de selecção. Escolha das técnicas de selecção. Dinâmicas de grupo.

4. Processo de entrevista

Texto

Metodologia da entrevista. Tipos de entrevistas. Entrevista de recrutamento. Entrevista de selecção. Planeamento da entrevista de selecção.