SINOPSE

A área do marketing é de extrema importância na sobrevivência de uma empresa. Actualmente, os mercados são de uma enorme complexidade, os clientes são cada vez mais exigentes e a concorrência é intensa. Neste contexto, a aplicação de técnicas de marketing permitir-lhe-á obter conhecimento acerca do cliente e pensamento criativo, que conferem vantagem competitiva ao seu negócio. Contudo, o marketing é muito mais do que o que transparece para o público em geral, que tende a confundi-lo com estratégias de promoção e publicidade das marcas. O profissional de marketing combina os conhecimentos que tem do cliente e o pensamento criativo, com o rigor analítico e o conhecimento de todos os factores que influenciam o negócio de uma empresa e que são os grandes impulsionadores da sua estratégia e crescimento.

Neste curso, procuramos ensinar-lhe de forma prática as técnicas basilares de um planeamento de marketing para que as possa aplicar na sua empresa ou na abertura de um novo negócio.

PRINCIPAIS OBJECTIVOS

  • Saber o que é o marketing e qual a principal diferença em relação à publicidade
  • Aplicar técnicas de análise de mercado, da concorrência e das capacidades da empresa
  • Conhecer e aplicar técnicas de análise da carteira de produtos
  • Implementar técnicas de segmentação de clientes
  • Saber como seleccionar estratégias de marketing para aplicar na sua empresa
  • Saber como definir objectivos atingíveis e úteis para a sua empresa
  • Criar um plano de acção

DURAÇÃO

40 h (a gerir de acordo com as competências do formando e a sua autonomia pessoal na condução do processo de aprendizagem)

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Profissionais que pretendam compreender activamente todas as vertentes do marketing e obter o conhecimento necessário para que se tornem actuantes nesta área em crescimento. O curso está preparado para ser útil a profissionais que já tenham formação em marketing e também a profissionais sem formação nem experiência anterior.

1. Definição de marketing

Texto

O que é o marketing? Distinção entre marketing e publicidade. O planeamento de marketing.

2. Técnicas de auditoria de marketing

Texto

Técnicas de auditoria de marketing. Auditoria interna. Auditoria externa.

3. Técnicas de segmentação de mercado

Texto

O que é a segmentação de mercado? Como fazer uma segmentação.

4. Técnicas de análise da carteira de produtos

Texto

O ciclo de vida dos produtos. Quota de mercado. Matriz de BCG. Relação entre a matriz de BCG e o ciclo de vida dos produtos.

5. Análise SWOT

Texto

O que é e como se faz uma análise SWOT.

6. Técnica para a definição de objectivos de marketing

Texto

Método SMART. Análise da lacuna.

7. Técnicas para a definição das estratégias de marketing

Texto

Estratégias ≠ tácticas. Os 4P do marketing mix. Estratégias de preço. Estratégias de promoção.

8. O plano de acção

Texto

Como implementar o plano de acção.