SINOPSE

No final deste curso vai ficar apto(a) a exercer funções de técnico(a) de secretariado e/ou técnico(a) administrativo e a saber executar todo o tipo de trabalho administrativo de escritório. Neste curso são ensinadas e explicadas as tarefas principais do dia-a-dia do trabalho de escritório e as principais técnicas e processos a dominar. Todas as variantes do secretariado e do trabalho administrativo são explorados detalhadamente neste curso que o(a) prepara para trabalhar de forma eficiente nesta área.

PRINCIPAIS OBJECTIVOS

No final deste curso saberá:

  • aplicar as técnicas de organização e gestão do posto de trabalho;
  • identificar os tipos de documentos existentes na organização, internos e externos;
  • aplicar as normas internas do tratamento do correio recebido e expedido;
  • utilizar adequadamente os equipamentos associados ao circuito documental;
  • identificar os princípios básicos da comunicação telefónica e presencial;
  • distinguir os pontos fundamentais de uma mensagem recebida e/ou a transmitir;
  • reconhecer e aplicar os suportes fundamentais para o desempenho das tarefas de atendimento;
  • identificar e aplicar as regras de funcionamento do arquivo, de acordo com as técnicas de tratamento de informação documental;
  • identificar os factores facilitadores do processo de comunicação;
  • aplicar as técnicas e procedimentos necessários ao atendimento;
  • utilizar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais;
  • identificar tipos e formas de frases nos textos funcionais;
  • reconhecer as técnicas de escrita;
  • reconhecer e aplicar as normas documentais.

DURAÇÃO

34h (a gerir de acordo com as competências do formando e a sua autonomia pessoal na condução do processo de aprendizagem)

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Todos aqueles que desejem aprender a desempenhar com rigor e competência a função de técnico de secretariado ou de técnico(a) administrativo(a). Este curso destina-se aos profissionais que, já inseridos nas funções, desejem ampliar os seus conhecimentos e capacidades e também para aqueles que desejam ingressar nestas áreas ou que desejem simplesmente melhorar as suas competências de organização de expediente geral de escritório e trabalho administrativo.

MÓDULO 1 - Organização e gestão do posto de trabalho

SlidesTexto

Conhecer e aplicar as técnicas de organização e gestão do posto de trabalho.

MÓDULO 2 - Circuito da documentação

SlidesTexto

– Identificar os tipos de documentos existentes na organização, internos e externos. – Aplicar as normas internas do tratamento do correio recebido e do expedido. – Utilizar adequadamente os equipamentos associados ao circuito documental.

MÓDULO 3 - Comunicação na empresa: presencial e telefónica

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– Identificar os princípios básicos da comunicação telefónica e presencial. – Distinguir os pontos fundamentais de uma mensagem recebida e/ou a transmitir – Reconhecer e aplicar os suportes fundamentais para o desempenho das tarefas de atendimento

MÓDULO 4 - Organização e gestão do arquivo

SlidesTexto

Identificar e aplicar as regras de funcionamento do arquivo, de acordo com as técnicas de tratamento de informação documental.

MÓDULO 5 - Técnicas de atendimento

SlidesTexto

– Identificar os factores facilitadores do processo de comunicação. – Aplicar as técnicas e procedimentos necessários ao atendimento. – Utilizar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais.

MÓDULO 6 - Técnicas de escrita em Língua Portuguesa

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– Identificar tipos e formas de frases nos textos funcionais. – Reconhecer as técnicas de escrita.

MÓDULO 7 - Técnicas de normalização da documentação

SlidesTexto

– Reconhecer e aplicar as normas documentais. – Aprender a elaborar documentos através da dactilografia.